• HOME
  • SOBRE A DANA
    • Releases
    • Quem Somos
  • PRA VOCÊ
  • MERCADO
  • AGENDA
  • CONTATO
Menu
  • HOME
  • SOBRE A DANA
    • Releases
    • Quem Somos
  • PRA VOCÊ
  • MERCADO
  • AGENDA
  • CONTATO
Linkedin Youtube

Quatro tendências que mudam o futuro do setor automotivo

admin por admin
13 de agosto de 2021
in Estudos, Sobre a Dana
0

A indústria automotiva mundial sempre passou por desafios, e sempre se manteve em crescimento constante, até 2017. O enfraquecimento do setor começou a aparecer no ano seguinte, com a estagnação na Europa e Estados Unidos, e um ligeiro declínio de volume na China e no Japão.

 Agora, além dos desafios rotineiros como margens baixas, estrutura de alto custo fixo e necessidade de capital significativo para desenvolvimento de produtos e tecnologia, quatro megatendências devem mudar drasticamente a indústria automotiva na próxima década, além de provocar instabilidade em todos os subsetores de fornecedores. Direção autônoma, veículos elétricos, conectividade e nova mobilidade são os novos adversários do setor, como aponta estudo exclusivo da consultoria Alvarez & Marsal para a Bússola.

 “Estamos diante de uma grande transformação. Carros robóticos ou autônomos, veículos elétricos ou a bateria, integração do sistema de computador do veículo com dispositivos inteligentes, e caronas compartilhadas tendem a ganhar força nos próximos anos, enfraquecendo a indústria tradicional que conhecemos. Na Noruega, por exemplo, os veículos a bateria representaram 54,3% de todos os carros novos vendidos no país em 2020. A China planeja eliminar os carros a gasolina até 2035. Isso nos mostra que já estamos presenciando uma mudança de comportamento do consumidor”, diz Carlos Priolli, sócio-diretor da área de reestruturação A&M.

E essas tendências terão forte impacto no crescimento da maioria dos subsetores e base de fornecedores. Atualmente, quase 50% dos custos de um carro médio vêm de peças externas e de componentes do motor.

 “Componentes como motores de exaustão mudarão definitivamente nos veículos futuros. O desempenho financeiro dos fornecedores tier-1, como fabricantes de chassis, carroceria, motor e escapamento, já apresenta queda na receita e margem Ebit. Analisamos um grupo de 39 fornecedores e constatamos que as vendas diminuíram na maioria dos anos. As margens Ebit atingiram um pico em 2017 de 7,2% para todos, e logo depois caíram para 6,7% em 2018 e 5,8% em 2019”, afirma.

De acordo com os dados analisados, a consultoria estima que a venda de veículos com motores de combustão interna será reduzida em 40% até 2026, sendo substituídas por veículos híbridos e elétricos. Essa tendência afetará toda a estrutura de custos dos carros tradicionais, que já está impactando a cadeia de suprimentos, pressionando o lucro da indústria. A participação de mercado de veículos tradicionais deve diminuir de 94% em 2019 para 51% em 2026, enquanto a de E-Mobility e híbridos subirá de 6% em 2019 para 49% em 2026.

Brasil na contramão

No Brasil, a saída da Ford foi apenas o começo de uma grande reestruturação que as montadoras devem passar. Como país mais afetado pela pandemia do coronavírus, com ociosidade do setor automobilístico em torno de 60%, as vendas de veículos novos caíram 26,16% em 2020, registrando a primeira e a maior queda nas vendas em quatro anos. Nos Estados Unidos e Japão, por exemplo, a queda foi de 14,7% e 11,4%, respectivamente.

A carência de investimentos, pesados ??custos burocráticos, os constantes aumentos do preço da gasolina e diesel, além de outros fatores de sensibilidade em relação ao setor, tornam muito desafiador produzir automóveis por aqui.

 “O setor é altamente dependente de crédito para elevar as vendas e juros são fundamentais para a tomada de decisão de compra de carro”, diz Priolli.

Post Anterior

Destaque Dana: Agosto Lilás – um alerta para a violência contra a mulher

Próximo Post

Brasil está com a frota mais velha de veículos dos últimos 25 anos

Próximo Post

Brasil está com a frota mais velha de veículos dos últimos 25 anos

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sem resultados
Ver todos os resultados

Mídia

Contato de mídia

Relações Públicas e Imprensa para o Aftermarket Automotivo

Carla Nórcia

Telefone:

11 98441-4243

E-mail:

carla.norcia@insighttrade.com.br

Posts recentes

  • Dana expande linha de juntas homocinéticas Spicer com mais de 70 novas aplicações para veículos leves e comerciais 
  • Victor Reinz expande linha de vedação e lança 121 novos itens para veículos leves, colheitadeiras e caminhões 
  • Dana lança Colunas de Direção Spicer para os caminhões VW Delivery e Worker 
  • Honda anuncia os vencedores da 3ª edição do Concurso de Jornalismo Trânsito Seguro
  • Inscrições abertas para a 5ª edição do Prêmio IQA da Qualidade Automotiva

Arquivos

  • junho 2025
  • maio 2025
  • abril 2025
  • março 2025
  • fevereiro 2025
  • janeiro 2025
  • dezembro 2024
  • novembro 2024
  • outubro 2024
  • setembro 2024
  • agosto 2024
  • julho 2024
  • junho 2024
  • maio 2024
  • abril 2024
  • março 2024
  • fevereiro 2024
  • janeiro 2024
  • dezembro 2023
  • novembro 2023
  • outubro 2023
  • agosto 2023
  • julho 2023
  • junho 2023
  • maio 2023
  • abril 2023
  • março 2023
  • janeiro 2023
  • dezembro 2022
  • novembro 2022
  • outubro 2022
  • setembro 2022
  • agosto 2022
  • julho 2022
  • junho 2022
  • maio 2022
  • abril 2022
  • março 2022
  • fevereiro 2022
  • janeiro 2022
  • dezembro 2021
  • novembro 2021
  • outubro 2021
  • agosto 2021

Categorias

  • Agenda
  • Dicas
  • Estudos
  • Fique por Dentro
  • Gestão
  • Lançamentos
  • Mercado
  • Para Você
  • Releases
  • Sem categoria
  • Sobre a Dana
  • Tecnologia
  • Tendências

Meta

  • Acessar
  • Feed de posts
  • Feed de comentários
  • WordPress.org

© 2021 Dana Limited. Todos os direitos reservados.

Termos de Uso   |   Política de privacidade   |   Mapa do site

Linkedin Youtube Instagram Facebook