• HOME
  • SOBRE A DANA
    • Releases
    • Quem Somos
  • PRA VOCÊ
  • MERCADO
  • AGENDA
  • CONTATO
Menu
  • HOME
  • SOBRE A DANA
    • Releases
    • Quem Somos
  • PRA VOCÊ
  • MERCADO
  • AGENDA
  • CONTATO
Linkedin Youtube

AlbarusShocks: amortecedores a óleo ou gás, qual o melhor?

admin por admin
13 de agosto de 2021
in Sobre a Dana
0

Parecidos por fora e diferentes por dentro, os amortecedores usam duas tecnologias diferentes para absorver os impactos do piso e proporcionar uma rodagem suave e conforto e segurança do veículo. Saiba as diferenças e fatores para escolha de amortecedor a óleo ou a gás.

 

Apesar das semelhanças na parte externa, amortecedores a óleo e a gás oferecem resultados diferentes. Ambos têm a mesma função, ou seja, são responsáveis por proporcionar a segurança, conforto e a estabilidade do veículo, garantem o conforto do motorista e seus passageiros, mantem o contato dos pneus com o solo e controlam o movimento de abertura e fechamento das molas e

Além disso, os amortecedores auxiliam no controle do movimento da suspensão, reduzem o desgaste dos pneus, suspensão e seus componentes, e auxilia ainda na eficiência de frenagem, reduzindo a distância percorrida para parar o veículo, também realiza o controle da movimentação das molas, sustenta o alinhamento das rodas.

Independente da tecnologia empregada, o bom estado de funcionamento dos amortecedores depende não só do fluído contido dentro deles, mas também de batentes, buchas e coifas.

Princípios hidráulicos, envolvendo um poderoso grupo de válvulas, pistões e tubos, faz movimentos alternados de compressão e distensão, onde o elemento fluido, gás ou óleo, age na relação entre as peças, dificultando sua passagem entre elas e, com isso, amenizando os choques e deslocamentos.

Amortecedores a óleo possuem em seu interior, apenas óleo e oxigênio, quando examinado fora do veículo, dá para perceber que os amortecedores a óleo controlam bem o movimento de encolher, mas quando vai retornando a sua posição original não se abre sozinho e segura pouco o movimento de subida da carroceria, que no carro, é empurrado pelas molas.

Já os amortecedores a gás são os que no lugar do oxigênio recebem Nitrogênio sob pressão durante a montagem na fábrica, por isso também são chamados de pressurizados.

Com o amortecedor nas mãos, pode se ver ao acionar a peça que a resistência ao encolhimento é sempre maior e, tão logo se solta a extremidade, a peça inicia sozinha o movimento de extensão. Isso se traduz no carro com maior rigidez da carroceria e estabilidade do conjunto.

Amortecedores a óleo X Amortecedores a gás

Os amortecedores a óleo são os mais comuns, também conhecidos como amortecedores convencionais. O lubrificante em seu interior é bastante eficaz para diminuir o impacto do sistema de suspensão.

Ele atua no acesso determinado pelos orifícios existentes nos tubos do pistão, dentro do tubo do amortecedor, onde existem válvulas que servem como passagem de óleo. Essa atividade e a regulagem da válvula têm influência direta na resistência que o amortecedor fornece ao sistema.

Amortecedores convencionais a óleo permitem um rodar mais suave e são indicados para motoristas que circulam por pisos irregulares com maior frequência, sobretudo, se usado em veículos de pequeno porte, com capacidade para poucos passageiros e pequena carga.

Uma das desvantagens desse sistema: caso o óleo crie bolhas de ar devido à fadiga em seu funcionamento (aeração), o amortecimento perderá sua eficiência e desempenho, além desta cavitação gerar corrosão nos componentes internos do amortecedor.

Os amortecedores a gás, também chamados de pressurizados, possuem nitrogênio em sua composição com o óleo, ou seja, essa peça apresenta ambos os elementos, o óleo e o gás. Eles formam o composto de resistência para que ocorra o amortecimento.

O gás é injetado sob pressão, o que, quando em contato com o lubrificante, vai dificultar a aeração (espuma) do óleo existente no interior do amortecedor.

Diferente do oxigênio combinado com o óleo dos amortecedores convencionais, nos pressurizados os elementos compostos (nitrogênio e óleo) não se misturam, evitando a aeração, fadiga e consequentemente, mantendo seu desempenho.

Os especialistas apontam que com um amortecedor a gás o veículo apresenta uma dinâmica mais estável, além de sua condução ficar mais aderente nas estradas pouco acidentadas.

Este tipo é o ideal para carros esportivos ou grandes veículos que transportam cargas mais pesadas. A segurança é maior e o automóvel apresentará sempre aderência máxima ao piso.

A desvantagem é que essa tecnologia deixa a suspensão mais rígida e, quando o carro passa em pavimentações mais irregulares, a condução se torna um pouco desconfortável para o motorista.

Qual é melhor? Essa é uma questão de escolha do motorista e do profissional da reparação de sua confiança. A escolha sobre qual peça é melhor para compra e instalação deve levar em conta o modelo do veículo, seu modo de utilização, onde o veículo circula, a carga que leva e a velocidade que roda, entre outros fatores da condução.

Apenas uma certeza: a gás ou a óleo, a escolha deve ser sempre por Amortecedores AlbarusShocks!

Post Anterior

Cardans e cruzetas Spicer e Albarus: segurança pesa na balança

Próximo Post

Ferramenta do Zoom “esconde” usuários para melhorar desempenho de aulas online

Próximo Post

Ferramenta do Zoom “esconde” usuários para melhorar desempenho de aulas online

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sem resultados
Ver todos os resultados

Mídia

Contato de mídia

Relações Públicas e Imprensa para o Aftermarket Automotivo

Carla Nórcia

Telefone:

11 98441-4243

E-mail:

carla.norcia@insighttrade.com.br

Posts recentes

  • Dana expande linha de juntas homocinéticas Spicer com mais de 70 novas aplicações para veículos leves e comerciais 
  • Victor Reinz expande linha de vedação e lança 121 novos itens para veículos leves, colheitadeiras e caminhões 
  • Dana lança Colunas de Direção Spicer para os caminhões VW Delivery e Worker 
  • Honda anuncia os vencedores da 3ª edição do Concurso de Jornalismo Trânsito Seguro
  • Inscrições abertas para a 5ª edição do Prêmio IQA da Qualidade Automotiva

Arquivos

  • junho 2025
  • maio 2025
  • abril 2025
  • março 2025
  • fevereiro 2025
  • janeiro 2025
  • dezembro 2024
  • novembro 2024
  • outubro 2024
  • setembro 2024
  • agosto 2024
  • julho 2024
  • junho 2024
  • maio 2024
  • abril 2024
  • março 2024
  • fevereiro 2024
  • janeiro 2024
  • dezembro 2023
  • novembro 2023
  • outubro 2023
  • agosto 2023
  • julho 2023
  • junho 2023
  • maio 2023
  • abril 2023
  • março 2023
  • janeiro 2023
  • dezembro 2022
  • novembro 2022
  • outubro 2022
  • setembro 2022
  • agosto 2022
  • julho 2022
  • junho 2022
  • maio 2022
  • abril 2022
  • março 2022
  • fevereiro 2022
  • janeiro 2022
  • dezembro 2021
  • novembro 2021
  • outubro 2021
  • agosto 2021

Categorias

  • Agenda
  • Dicas
  • Estudos
  • Fique por Dentro
  • Gestão
  • Lançamentos
  • Mercado
  • Para Você
  • Releases
  • Sem categoria
  • Sobre a Dana
  • Tecnologia
  • Tendências

Meta

  • Acessar
  • Feed de posts
  • Feed de comentários
  • WordPress.org

© 2021 Dana Limited. Todos os direitos reservados.

Termos de Uso   |   Política de privacidade   |   Mapa do site

Linkedin Youtube Instagram Facebook