• HOME
  • SOBRE A DANA
    • Releases
    • Quem Somos
  • PRA VOCÊ
  • MERCADO
  • AGENDA
  • CONTATO
Menu
  • HOME
  • SOBRE A DANA
    • Releases
    • Quem Somos
  • PRA VOCÊ
  • MERCADO
  • AGENDA
  • CONTATO
Linkedin Youtube

Projeto contra desertos de notícias vai financiar sites jornalísticos

admin por admin
12 de fevereiro de 2025
in Para Você
0
Projeto contra desertos de notícias vai financiar sites jornalísticos

Iniciativa Mais Pelo Jornalismo fornecerá infraestrutura tecnológica para publishers locais e segmentados de forma gratuita; 48,7% dos municípios brasileiros não têm cobertura jornalística regional

Dos 5.570 municípios brasileiros, 2.712 (48,7%) não possuem veículos jornalísticos em sua região geográfica. Esses desertos de notícias prejudicam 26,7 milhões de brasileiros, segundo o Atlas da Notícia. Para ajudar a democratizar a informação de qualidade pelo país, o I’Max, plataforma de mailings de imprensa base dos
profissionais de assessoria, lançou o projeto Mais Pelo Jornalismo (MPJ).
 

O projeto vai fornecer, de forma gratuita, toda a infraestrutura tecnológica para o funcionamento de um site de notícias, como hospedagem, cibersegurança, SEO, configuração de mídia programática, e-mail profissional, suporte técnico, relatórios e insights. A capacidade inicial é de abrigar 1.000 sites/portais.
 

Para Fernanda Lara, CEO do I’Max e idealizadora do projeto, o jornalismo vive um momento extremamente preocupante. “Com a Inteligência Artificial generativa, as big techs, como Meta e Google, estão achatando a audiência dos sites de notícias, ao oferecer informações diretamente na timeline dos buscadores, empurrando os links de notícias para o fim da fila”, afirma.
 

Segundo Fernanda, que é jornalista, quem mais sofre com essa lógica são os publishers (os donos de veículos) pequenos, locais e regionais. “O jornalismo local atuante é fundamental para a democracia, previne a desinformação e contribui para a educação e o crescimento do país.” Veja o manifesto que ela escreveu no LinkedIn como marco do dia do lançamento do MPJ.
 

Critérios do projeto
 

Para participar do Mais Pelo Jornalismo, os publishers precisarão seguir critérios rígidos de transparência e ética. Os portais precisam ter o registro próprio do domínio (o endereço eletrônico) e, como contrapartida, publicar conteúdo qualificado, de acordo com o Código de Ética do projeto, que tem como base princípios fundamentados do bom jornalismo.
 

“Nossa ideia é ser um parceiro tecnológico das mídias locais e segmentadas, sem contrapartida financeira, nem venda de dados. Vamos oferecer desde o layout dos portais de notícias, passando por um sistema próprio de publicação de notícias (CMS) de fácil uso, até os menores detalhes de cibersegurança, incluindo o custo de hospedagem e apoio de programadores. Daremos atenção especial ao transbordo do site para que o histórico de postagens não se perca”, afirma a CEO.

Como participar

Para aderir gratuitamente ao Mais Pelo Jornalismo, o publisher precisa ter um veículo de comunicação estabelecido ou ser um jornalista com experiência comprovada que está lançando algum projeto editorial. “A infraestrutura prevista para o lançamento do Mais Pelo Jornalismo é consistente para hospedar e atender até mil portais de notícias que, somados, podem chegar a 100 milhões de pageviews/mês, com pico de 200 mil acessos por segundo.”

Fernanda compartilha que o objetivo é atingir mil portais aderidos ao projeto até julho de 2025. “Precisamos criar uns marcadores de evolução para o Mais Pelo Jornalismo pois o investimento envolvido é significativo e não é uma questão de quanto mais, melhor. Temos que apoiar cada mídia parceira a desenvolver seus objetivos no digital e, especialmente, a aumentar sua rentabilidade”, detalha.

A jornalista alerta que o projeto não fará comparação entre audiência de portais para selecionar os maiores. “Vamos atender todos os interessados pela ordem de inscrição. Queremos crescer junto com as mídias, por isso, estamos mais interessados no conteúdo produzido do que na quantidade de acessos”, afirma.

Obedecendo a esses critérios, basta preencher um formulário para estabelecer o primeiro contato. Depois disso, haverá uma reunião de apresentação mútua e para tirar dúvidas.

Melhorias no ecossistema

A redução gradativa na quantidade de veículos dificulta a publicação de notícias distribuídas pelos clientes das agências de comunicação corporativa. O volume de textos enviados via mailing têm sobrecarregado quem está na redação e, ao mesmo tempo, trazendo pouco retorno às agências, que, por sua vez, ainda são pressionadas pelos clientes (empresas, entidades do terceiro setor, órgãos públicos e mesmo marcas pessoais).

“Estamos reinvestindo parte do que nossos clientes nos pagam para o bem do jornalismo. Não vamos aportar apenas capital, mas sim o nosso DNA, que é de tecnologia para a comunicação. Gostamos de pensar que o I’Max é uma ponte que liga assessores a jornalistas. Sabemos que uma ponte só tem valor se ambas as extremidades estiverem firmes, por isso, é fundamental contribuir para o ecossistema da comunicação”, diz a CEO.

Post Anterior

Tarbell Fellowship oferece bolsas para jornalistas interessados em Inteligência Artificial

Próximo Post

Eixo Dana 44: o favorito dos clássicos e off-roads

Próximo Post
Eixo Dana 44: o favorito dos clássicos e off-roads

Eixo Dana 44: o favorito dos clássicos e off-roads

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sem resultados
Ver todos os resultados

Mídia

Contato de mídia

Relações Públicas e Imprensa para o Aftermarket Automotivo

Carla Nórcia

Telefone:

11 98441-4243

E-mail:

carla.norcia@insighttrade.com.br

Posts recentes

  • Dana expande linha de juntas homocinéticas Spicer com mais de 70 novas aplicações para veículos leves e comerciais 
  • Victor Reinz expande linha de vedação e lança 121 novos itens para veículos leves, colheitadeiras e caminhões 
  • Dana lança Colunas de Direção Spicer para os caminhões VW Delivery e Worker 
  • Honda anuncia os vencedores da 3ª edição do Concurso de Jornalismo Trânsito Seguro
  • Inscrições abertas para a 5ª edição do Prêmio IQA da Qualidade Automotiva

Arquivos

  • junho 2025
  • maio 2025
  • abril 2025
  • março 2025
  • fevereiro 2025
  • janeiro 2025
  • dezembro 2024
  • novembro 2024
  • outubro 2024
  • setembro 2024
  • agosto 2024
  • julho 2024
  • junho 2024
  • maio 2024
  • abril 2024
  • março 2024
  • fevereiro 2024
  • janeiro 2024
  • dezembro 2023
  • novembro 2023
  • outubro 2023
  • agosto 2023
  • julho 2023
  • junho 2023
  • maio 2023
  • abril 2023
  • março 2023
  • janeiro 2023
  • dezembro 2022
  • novembro 2022
  • outubro 2022
  • setembro 2022
  • agosto 2022
  • julho 2022
  • junho 2022
  • maio 2022
  • abril 2022
  • março 2022
  • fevereiro 2022
  • janeiro 2022
  • dezembro 2021
  • novembro 2021
  • outubro 2021
  • agosto 2021

Categorias

  • Agenda
  • Dicas
  • Estudos
  • Fique por Dentro
  • Gestão
  • Lançamentos
  • Mercado
  • Para Você
  • Releases
  • Sem categoria
  • Sobre a Dana
  • Tecnologia
  • Tendências

Meta

  • Acessar
  • Feed de posts
  • Feed de comentários
  • WordPress.org

© 2021 Dana Limited. Todos os direitos reservados.

Termos de Uso   |   Política de privacidade   |   Mapa do site

Linkedin Youtube Instagram Facebook