• HOME
  • SOBRE A DANA
    • Releases
    • Quem Somos
  • PRA VOCÊ
  • MERCADO
  • AGENDA
  • CONTATO
Menu
  • HOME
  • SOBRE A DANA
    • Releases
    • Quem Somos
  • PRA VOCÊ
  • MERCADO
  • AGENDA
  • CONTATO
Linkedin Youtube

Toyota se torna signatária dos Princípios de Empoderamento das Mulheres

admin por admin
13 de julho de 2022
in Mercado
0
Toyota se torna signatária dos Princípios de Empoderamento das Mulheres

• Acordo segue o Pacto Global da ONU e da ONU Mulheres para promover a igualdade e empoderamento no local de trabalho, no mercado e na comunidade • Toyota, ao assinar compromisso, compromete-se com uma agenda e com um trabalho colaborativo que empodere as mulheres, como igualdade salarial, tolerância zero contra assédio, entre outros

A partir deste mês, a Toyota do Brasil passa a fazer parte da ONU WEP – Women’s Empowerment Principles -, ou Princípios de Empoderamento das Mulheres, estabelecidos pelo Pacto Global da ONU e pela ONU Mulheres. Ao adotar os WEPs, como é conhecido, a Toyota reforça o seu compromisso na promoção da equidade de gênero e do empoderamento feminino no ambiente de trabalho. 

Comprometida com o fortalecimento da diversidade e inclusão, a montadora, antes mesmo de se tornar signatária da ONU WEPS, tem investido em ações de equidade que acompanham os avanços da sociedade e traz mudanças importantes para um setor historicamente masculino. Dentre elas, a igualdade salarial entre homens e mulheres, o aumento da participação feminina na linha de produção e condições de trabalho que permitam a permanência feminina na empresa, como a possibilidade de extensão da licença-maternidade, atenção no retorno das mães e flexibilidade de horário.

“Nosso modo de agir, ligado diretamente ao Toyota Way, que é o respeito às pessoas, já englobava essa questão. Agora, como signatária dos Princípios de Empoderamento das Mulheres da ONU, fortalecemos ainda mais nossas atividades em torno do tema Diversidade e Inclusão dentro da Toyota. Temos como compromisso buscar cada vez mais a participação das mulheres dentro da empresa e fomentar o tema na nossa cadeia de valor”, afirma Celso Simomura, Diretor de Recursos Humanos e Administração da Toyota para a América Latina e Caribe. 

Com o objetivo de ampliar as discussões, atividades e ações para tornar a Toyota uma empresa mais diversa e acolhedora para os colaboradores, a companhia iniciou em 2020, a Jornada da Equidade, composta voluntariamente por homens e mulheres através de cinco grupos de afinidades, que têm um papel fundamental na ampliação do diálogo interno. A iniciativa é responsável pelas ações de diversidade pautadas pela igualdade de gênero e projetos internos que visam envolver as mulheres e outros grupos minorizados em todas as áreas da empresa.

Como prova deste esforço, o resultado foi o crescente número de mulheres candidatas na abertura do 3º turno em Sorocaba. No total, 37% das vagas foram preenchidas por mulheres graças ao incentivo de cônjuges, parentes próximos e até mesmo indicações de colaboradores. Com isso, houve um aumento superior a 1.000% na atuação de mulheres na linha de produção nos últimos três anos. Em 2018, eram 35, hoje são mais de 400 mulheres que trabalham na produção do Corolla Cross, Yaris e Etios (somente exportação), na unidade de Sorocaba, do Corolla, em Indaiatuba; e na fabricação de motores, na planta de Porto Feliz; ampliando a diversidade e inclusão de gênero no mercado de trabalho. 

Além disso, entre as ações implementadas estão: mentorias para mulheres em cargos de liderança, durante um semestre, a fim de estimulá-las a acelerar suas carreiras na empresa. Além disso, em 2021, a montadora teve a primeira mulher integrando o conselho de administração da companhia e realizou treinamentos sobre diversidade, vieses inconscientes e mindset para toda a Liderança da Toyota. 

Fundação Toyota

Além dessas ações internas, diversas outras iniciativas de benefício à sociedade são postas em prática em conjunto com a Fundação Toyota. O projeto ReTornar, por exemplo, além de ser uma importante ferramenta de economia circular, que recicla resíduos da operação das fábricas, como cintos, airbags e uniformes, também capacita e gera emprego e renda para três grupos de costureiras de São Paulo. Mais de 1.500 pessoas já foram beneficiadas diretamente com as ações. 

Em outras frentes, a Fundação promove o apoio a projetos de empoderamento feminino em todos o país. Dentre as iniciativas estão: Projeto Mulheres na Conservação, que valoriza e dá visibilidade ao trabalho de pesquisa liderado por mulheres na área de Conservação no Pantanal; o Mulheres Prronto!, com a capacitação de 20 mulheres em Elétrica Predial de Baixa Tensão, em Belo Horizonte (MG); o Jovens Mulheres STEAM, que promove curso para 50 jovens mulheres nas carreiras tecnológicas, com foco nos conceitos de upcycling; e o Mulheres em Expressão, que aborda a qualificação de 75 mulheres por meio de oficinas de costura e culinária em Fortaleza (CE).

Com a assinatura do compromisso com a ONU Mulheres, as iniciativas passam a ser pautadas em sete princípios: 1. Estabelecer liderança corporativa sensível à igualdade de gênero; 2. Tratar todas as mulheres e homens de forma justa no trabalho, respeitando e apoiando os direitos humanos e a não discriminação; 3. Garantir a saúde, segurança e bem-estar de todas as mulheres e homens que trabalham na empresa; 4. Promover a educação, capacitação e desenvolvimento profissional para as mulheres; 5. Apoiar o empreendedorismo feminino e promover políticas de empoderamento das mulheres através das cadeias de suprimentos e marketing; 6. Promover a igualdade de gênero através de iniciativas voltadas à comunidade e ao ativismo social; 7. Medir, documentar e publicar os progressos da empresa na promoção da equidade de gênero.

Post Anterior

Volkswagen e Siemens investem em planos ambiciosos de crescimento da Electrify America

Próximo Post

VW moderniza fábrica de Taubaté para produção de novo veículo

Próximo Post
VW moderniza fábrica de Taubaté para produção de novo veículo

VW moderniza fábrica de Taubaté para produção de novo veículo

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sem resultados
Ver todos os resultados

Mídia

Contato de mídia

Relações Públicas e Imprensa para o Aftermarket Automotivo

Carla Nórcia

Telefone:

11 98441-4243

E-mail:

carla.norcia@insighttrade.com.br

Posts recentes

  • Inscrições abertas para a 5ª edição do Prêmio IQA da Qualidade Automotiva
  • Dana lança portal exclusivo e apresenta novidades do portfólio na Automec 2025  
  • Dana lança Portal Universo Dana e inova com IA
  • Dana apresenta novidades de seu portfólio na Automec
  • Dana reforça presença no Aftermarket com crescimento sustentável e inovações na Automec 2025      

Arquivos

  • maio 2025
  • abril 2025
  • março 2025
  • fevereiro 2025
  • janeiro 2025
  • dezembro 2024
  • novembro 2024
  • outubro 2024
  • setembro 2024
  • agosto 2024
  • julho 2024
  • junho 2024
  • maio 2024
  • abril 2024
  • março 2024
  • fevereiro 2024
  • janeiro 2024
  • dezembro 2023
  • novembro 2023
  • outubro 2023
  • agosto 2023
  • julho 2023
  • junho 2023
  • maio 2023
  • abril 2023
  • março 2023
  • janeiro 2023
  • dezembro 2022
  • novembro 2022
  • outubro 2022
  • setembro 2022
  • agosto 2022
  • julho 2022
  • junho 2022
  • maio 2022
  • abril 2022
  • março 2022
  • fevereiro 2022
  • janeiro 2022
  • dezembro 2021
  • novembro 2021
  • outubro 2021
  • agosto 2021

Categorias

  • Agenda
  • Dicas
  • Estudos
  • Fique por Dentro
  • Gestão
  • Lançamentos
  • Mercado
  • Para Você
  • Releases
  • Sem categoria
  • Sobre a Dana
  • Tecnologia
  • Tendências

Meta

  • Acessar
  • Feed de posts
  • Feed de comentários
  • WordPress.org

© 2021 Dana Limited. Todos os direitos reservados.

Termos de Uso   |   Política de privacidade   |   Mapa do site

Linkedin Youtube Instagram Facebook