• HOME
  • SOBRE A DANA
    • Releases
    • Quem Somos
  • PRA VOCÊ
  • MERCADO
  • AGENDA
  • CONTATO
Menu
  • HOME
  • SOBRE A DANA
    • Releases
    • Quem Somos
  • PRA VOCÊ
  • MERCADO
  • AGENDA
  • CONTATO
Linkedin Youtube

SUVs e Pick-ups ganham cada vez mais a preferência dos brasileiros

admin por admin
2 de maio de 2022
in Mercado
0
SUVs e Pick-ups ganham cada vez mais a preferência dos brasileiros

Os dois tipos de carroceria lideram a procura e somam mais da metade das buscas por carros 0km no Mercado Livre

Fiat mantém preferência dos consumidores na procura por automóveis 0km e Chevrolet mantém liderança nos seminovos

Uma vez preferidos e mais visados pelos brasileiros, os automóveis Hatch e Sedan vêm, cada vez mais, perdendo espaço para outros tipos de carroceria na preferência dos consumidores por carros 0km. O Mercado Livre, em seu estudo trimestral de veículos, identificou que modelos SUV e pick-up foram responsáveis por 56% da procura (acessos a anúncios) por automóveis novos, no primeiro trimestre de 2022.

As SUVs destronaram os Hatchs na liderança e foram responsáveis por 33% das visitas em anúncios, já as pick-ups aparecem na segunda posição, com 23% da procura, apesar de serem apenas o quarto tipo de carroceria mais anunciado. Entre os modelos mais procurados, as duas primeiras colocações ficam com duas caminhonetes: Toro e Strada, ambas fabricadas pela Fiat. 

“A transição dos Hatchs e Sedans para outros carros vêm com as mudanças na forma como as pessoas se locomovem, em especial nos centros urbanos, com os aplicativos de carona consolidados como alternativa modal junto ao transporte público. Vemos, então, um crescimento na demanda por automóveis de ticket médio maior, para circunstâncias em que os consumidores não abrem mão do carro, como SUVs, maiores e mais confortáveis para quem busca o ‘carro da família’, e pick-ups, para quem usa o carro para o trabalho, por exemplo. Entre os 5 modelos mais procurados, temos três caminhonetes e uma SUV”, conta Luciano Ávila, head de Motors do Mercado Livre. “Conforme as necessidades dos consumidores vão se modificando, elas se transmitem não apenas nessa demanda da parte dos compradores, mas também nas ofertas das marcas, que já direcionam a esses modelos seus esforços e novos lançamentos”, completa.

Entre os veículos seminovos, o domínio ainda é dos Hatchs e Sedans, com 29,5% e 23,6% da procura, respectivamente. Entretanto, as SUVs já aparecem na terceira posição, com 16,8% dos acessos em anúncios. Isso mostra que, apesar de Hatchs e Sedans comporem grande parte da frota nas ruas, esses outros tipos de carroceria ganham terreno entre quem procura um automóvel.

Demanda por tipo de carrocería

Seminovos0km
Hatch (29%)SUV (33%)
Sedan (24%)Pick-up (23%)
SUV (17%) Hatch (14,6%)

Marcas e modelos preferidos

Com a demanda puxada por Toro e Strada, a Fiat lidera as buscas entre as marcas, seguida por Chevrolet e Toyota. O maior crescimento na procura foi apresentado pela Jeep, levada por modelos como o Renegade e o Compass, que saiu da décima para a quinta posição no número de acessos em anúncios em relação ao mesmo período do ano anterior. Entre os seminovos, a demanda segue estável em relação ao período comparativo, com Chevrolet, Fiat e Volkswagen nas primeiras posições, respectivamente. 

Entre os carros 0km, os modelos mais procurados são Fiat Toro, Fiat Strada e Chevrolet Onix. A Toro foi o veículo com maior crescimento em relação ao ano anterior, quando sequer constava entre os três modelos mais visados. E, evidenciando o crescimento da Jeep, o Compass aparece na quarta colocação, com procura semelhante ao Onix. Entre os seminovos, Honda Civic, VW Gol e Toyota Corolla mantiveram as três primeiras colocações. 

O Estudo completo, incluindo esses e outros dados a partir de oferta, demanda e intenção de compra dos consumidores, está disponível neste link.

Post Anterior

Márcio de Lima Leite toma posse como novo Presidente da ANFAVEA para o triênio 2022-2025, juntamente com a nova Diretoria da entidade

Próximo Post

Spicer sempre presente na Copa Truck

Próximo Post
Spicer sempre presente na Copa Truck

Spicer sempre presente na Copa Truck

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sem resultados
Ver todos os resultados

Mídia

Contato de mídia

Relações Públicas e Imprensa para o Aftermarket Automotivo

Carla Nórcia

Telefone:

11 98441-4243

E-mail:

carla.norcia@insighttrade.com.br

Posts recentes

  • Inscrições abertas para a 5ª edição do Prêmio IQA da Qualidade Automotiva
  • Dana lança portal exclusivo e apresenta novidades do portfólio na Automec 2025  
  • Dana lança Portal Universo Dana e inova com IA
  • Dana apresenta novidades de seu portfólio na Automec
  • Dana reforça presença no Aftermarket com crescimento sustentável e inovações na Automec 2025      

Arquivos

  • maio 2025
  • abril 2025
  • março 2025
  • fevereiro 2025
  • janeiro 2025
  • dezembro 2024
  • novembro 2024
  • outubro 2024
  • setembro 2024
  • agosto 2024
  • julho 2024
  • junho 2024
  • maio 2024
  • abril 2024
  • março 2024
  • fevereiro 2024
  • janeiro 2024
  • dezembro 2023
  • novembro 2023
  • outubro 2023
  • agosto 2023
  • julho 2023
  • junho 2023
  • maio 2023
  • abril 2023
  • março 2023
  • janeiro 2023
  • dezembro 2022
  • novembro 2022
  • outubro 2022
  • setembro 2022
  • agosto 2022
  • julho 2022
  • junho 2022
  • maio 2022
  • abril 2022
  • março 2022
  • fevereiro 2022
  • janeiro 2022
  • dezembro 2021
  • novembro 2021
  • outubro 2021
  • agosto 2021

Categorias

  • Agenda
  • Dicas
  • Estudos
  • Fique por Dentro
  • Gestão
  • Lançamentos
  • Mercado
  • Para Você
  • Releases
  • Sem categoria
  • Sobre a Dana
  • Tecnologia
  • Tendências

Meta

  • Acessar
  • Feed de posts
  • Feed de comentários
  • WordPress.org

© 2021 Dana Limited. Todos os direitos reservados.

Termos de Uso   |   Política de privacidade   |   Mapa do site

Linkedin Youtube Instagram Facebook